terça-feira, 26 de novembro de 2019

Ir. M. Inácia Bett – Numa conferência para a Família de Schoenstatt de Aschaffnburger/ Alemanha, em 28 de novembro de 1937, com o título: “O objetivo de vida do autêntico cristão”, nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, dá orientações para vivermos bem o tempo de advento, preparando a festa do Natal. Suas indicações são realmente proféticas, pois nos mostram, com tanta clareza e segurança a situação daquele tempo que é a mesma situação do tempo em que vivemos hoje.
Ele nos dá três indicações para vivermos bem o tempo do advento:

1º — Aproveitar os exercícios ordinários de oração, como escola de amor. O tempo do advento nos ensina a amar. E se amamos, somos capazes de vencer a situação do tempo.

2º — Em segundo lugar, devemos fixar tempos exclusivos para o bom Deus. Que tempos poderíamos reservar para isto? Em casa não vivemos sozinhos, por isso precisamos ser engenhosos para conseguir retirar-nos diariamente ao menos por cinco ou dez minutos para o cultivo da oração interior, para estar exclusivamente com o bom Deus. Fixar um tempo de oração aos domingos ou durante a semana!
Quanto tempo o mundo, hoje, exige de nós! O homem moderno está em contínua agitação, está sempre a caminho.
Precisamos, pois, educar-nos para, com mais ardor dedicar tempo a Deus!

3º — O tempo atual assemelha-se a uma fábrica. Ali a fumaça é tanta que compenetra a roupa das pessoas. O mesmo acontece com a poluição que há no mundo. Ela penetra na alma. Nossa missão de vida é ser um sinal, uma indicação a Deus! Se não nos esforçarmos para estar muitas vezes, também no correr do dia, em santa solidão com o bom Deus, podemos ouvir quantas homilias quisermos, ler tantos livros, quanto pudermos, mas eles não nos atingirão em profundidade.
Por ex. uns minutos antes de adormecer, procuremos desligar-nos dos meios de comunicação, estando por uns minutos ofline, para estamos em contato direto com o bom Deus.
O Fundador pergunta:
Quais são nossos primeiros pensamentos, ao acordar, e qual a sua importância? Um barril conserva o odor do primeiro líquido nele colocado. O mesmo vale também para mim. Quais são meus primeiros pensamentos, ao acordar? Geralmente os mesmos com os quais adormeci. Isto porque durante a noite o subconsciente continua a atuar na alma. Um pensamento saboreado com interesse, à noite, continua a atuar durante o sono e, pela manhã, ao acordar, é o primeiro que surge na consciência.
Que devemos, então, fazer? Dar grande importância aos últimos e aos primeiros momentos do dia. É costume na Família fazer o sinal da cruz, ao despertar. Porém, devo fazê-lo com alma. Coloco-me, assim, sob a proteção do Crucificado. Quem cultiva intensa vida interior, também tem oportunidade, aqui, de renovar sua consciência do batismo: sou cristão, sou batizado, sou filho do Pai Celestial! Depois, deveríamos recordar nosso Ideal Pessoal, renovar nosso horário espiritual e o propósito particular.
Para refletir:
Como posso aproveitar o tempo de advento em preparação à festa do Natal?


Ir. M. Inácia Bett é responsável pelo Secretariado pela Beatificação do Fundador e de Ir. M. Emilie, em Atibaia/SP