segunda-feira, 2 de abril de 2018

Intenção universal do Papa para o mês de abril 2018:

Responsáveis da economia
Para que os responsáveis pelo planeamento e pela gestão da economia tenham a coragem de rejeitar uma economia da exclusão e saibam abrir novos caminhos.
Um retiro quaresmal abençoado.
Maria Rita Vianna – Juntou-se a “fome com a vontade de comer”. Explicando melhor, nos últimos três anos a Liga das Mães de Schoenstatt da Vila Mariana, em São Paulo/SP, promoveu, para suas integrantes, uma tarde de retiro durante o tempo da Quaresma. Este ano o retiro foi realizado em parceria com a Comunidade de Oração Mariana Eucarística de Schoenstatt (Comes), cujos membros desejavam um encontro para adoradores de Jesus Sacramentado, também em Vila Mariana.
E deu certo! Mais de 150 pessoas – da Liga das Mães, da Comes, União de Mães, da Campanha da Mãe Peregrina e peregrinos do Santuário – atenderam ao convite e reuniram-se nessa quinta-feira, 15 de março, para o Retiro Quaresmal.
Para que chegue ao mundo
A oração inicial, no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai e depois junto à estátua do Pe. José Kentenich, dá o tiro de partida. Em seguida, a Ir. M. Fernanda Ballan oferece uma palestra, sobre o tema “Pe. José Kentenich, um grande homem de oração, profeta de Maria, neste caminho rumo ao Jubileu de Ouro do Santuário”.
Ir. M. Fernanda empolgou, explicando que, pela oração, é possível fazer “suave pressão” no Coração de Deus, a fim de que o Pe. José Kentenich ‘saia’ da estátua e chegue ao mundo todo. Suas palavras estimulam a rezar e lutar para que o nome do Fundador chegue às fileiras dos santos reconhecidos pela Igreja. “Por que Jesus chama cada um, cada uma, a ser um adorador, uma pessoa orante? Por que cai sobre mim esse amor especial do Pai?”, ela questiona. A resposta centraliza-se na atitude mais importante de nossa vida: ser filho, ser filha! Filho, filha, em potência, em ato, em ação, em vida, porque oração é vida, salienta a Ir. M. Fernanda.
Ela estimula a viver a ousadia, a arriscar tudo por Deus. Este é o segredo da existência da pessoa orante: absoluta filialidade, confiança vitoriosa! Ser uma pessoa orante significa, também, ser: confiante, convicta, coerente. Isso quer dizer que a santidade não se dá só nos momentos diante de Jesus Sacramentado, na oração pessoal. Antes, é preciso ser coerente em todos os ambientes, tornando real aquilo que se reza. Assim, é possível sentir o maravilhoso efeito da oração, ou seja, a paz, a serenidade no coração, que são o maior anseio de Deus para todos. A oração também conduz à missão – explica a Ir. M. Fernanda –, tornando vida o Ano do Laicato: ser sal da terra e luz do mundo. Quem ora, quem está sempre em contato com Jesus sente uma rede de proteção, porque, em Jesus, tudo está resolvido.
Oração e testemunho
A Ir. M. Ana Luiza Cerantola explicou, com mais detalhes, o que é a Comunidade de Oração. Segundo ela, a Comes é a garantia de oração da Obra de Schoenstatt. Clique para mais informações.
Com a Celebração Eucarística, presidida por Pe. Eduardo Bina, enriquecida com sua homilia, termina a parte matutina do encontro.
Na parte da tarde, a Sra. Ernestina Granzotti, que foi coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina e iniciou um grupo de ‘Mães Orantes’, dá seu testemunho de fé, de vivência, de fidelidade. Agora com idade avançada, ela continua oferecendo as dificuldades e obstáculos ao Capital de Graças sendo sempre “orante”.
Maria Rita Vianna, em nome da Pastoral do Santuário, contou um pouco sobre a adoração a Jesus Sacramentado no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, enfatizando os grupos sempre fiéis – pessoas que, todas as quintas-feiras, assumem um horário fixo para, juntas, louvarem o Salvador.
Percebe-se que o tema presente durante todo o dia foi exatamente oração! E assim continuou. Jesus Sacramentado foi exposto na tenda, onde se sente verdadeiro clima de oração e piedade. A atmosfera do ambiente é exatamente como a Ir. M. Fernanda citou em sua palestra, nomeando Santa Teresinha: “Agora eu sei, por experiência, que o Reino de Deus está dentro de nós”.
E continuará dentro de nós! Em cada pessoa presente, renovação do ânimo, do ardor, da certeza da importância da oração.