domingo, 1 de setembro de 2019

ADORAÇÃO A JESUS SACRAMENTADO
05 de setembro de 2019

TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!
D: Graças e louvores se deem a todo momento,
T. ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento! (3x)
TODOS: Oferecimento da Adoração: Pai Eterno, nós te oferecemos o precioso Sangue de teu Divino Filho e esta hora de Adoração, em união com Maria, todos os anjos e santos do céu, e unidos à adoração perpétua no Santuário de Graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Aceita-a nas grandes intenções da santa Igreja, da nossa Diocese, paróquia e nas intenções particulares de cada membro da Comunidade Mariana Eucarística de Adoração. Transforma-nos sempre mais em adoradores amorosos, a exemplo de Maria, a fim de que possamos ajudar, eficazmente, na busca vitoriosa de todos os homens de volta ao teu coração infinitamente misericordioso. Amém!
D. E, como toda primeira quinta-feira do mês, unimo-nos à Família Internacional de Schoenstatt, pedindo por todos pertencem à essa Obra, que tanto nos ajuda em nosso caminho de santidade:
T. Deus, nosso Pai, “tu nos enviarás as vocações que se empenhem conosco por teu Reino; nos darás trabalho e ricas bênçãos, e à fraqueza unirás tua onipotência”. (Rumo ao Céu, 15).

D. Continuamos nossa Adoração, cantando:
Canto: [A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo; que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos a viver um mundo novo]  Deus é bom, nos ensina a viver, nos revela o caminho a seguir; só no amor, partilhando seus dons, sua presença iremos sentir. [A Bíblia é a Palavra de Deus...]

D. Setembro – Mês da Bíblia! Contigo, Jesus, exclamamos ao Pai: ó, Deus, Pai de misericórdia, como é grande o teu amor para conosco! Tu nos deste teu Filho único, presente entre nós sob a forma do Pão Eucarístico. Ele é nosso alimento e nossa salvação. Tu também nos deixaste a Bíblia, onde encontramos tua Palavra que alimenta nossa alma e forma nossa vida de batizados. Fiquemos alguns instantes em silêncio, meditando: qual a importância que a Bíblia tem na minha vida? Quantas vezes me dediquei a conhecer, a ler a Bíblia? Em minha casa, onde fica a Bíblia: à vista de todos, como um enfeite bonito? Ou para que seja lida? Ou escondida, até esquecida em algum canto? Pelo menos alguma vez, mostrei, li algum trecho da Bíblia para minha família, explicando que ali está a história do Povo de Deus, a Palavra de Jesus que é a única fonte da vida eterna, porque é a Palavra do Pai? Meditemos...

Momentos para adoração pessoal silenciosa

D. Jesus, sabemos que teu e nosso Pai é o Autor de toda a Bíblia.  Nós sabemos que vários títulos dos diversos Livros da Bíblia levam o nome de seus autores, mas todos eles foram inspirados pelo Espírito Santo.
T. Ó querido Pai, com Jesus e por Jesus, queremos te agradecer por nos teres deixado a tua Palavra, pelos testemunhos relatados no Livro Sagrado, a Bíblia.  Só ali encontramos o que queres e desejas para teus filhos.  A Bíblia deveria ser, para nós, a verdadeira fonte para ajudarmos nossa família e todos que nos cercam a andar sempre em teu Caminho, Jesus! Pedimos teu perdão e tua misericórdia se não fazemos da Bíblia a única fonte verdadeira de vida.
D. Quantas vezes, Senhor, estamos abatidos por sofrimentos e dificuldades em nossa vida; e, então, é a tua Palavra que deveríamos buscar; só a tua Palavra pode nos dar força e confiança para seguirmos nosso caminho traçado pelo plano de amor de Deus para a vida de cada um de nós. Talvez, achamos que lendo algum livro de autoajuda, recorrendo a tantos outros falsos meios de ajuda, encontraremos a solução que buscamos quando, na verdade, a tua Palavra, Jesus, é tudo o que precisamos. Pedro te disse: Senhor, a quem iremos? Só tu tens as palavras da vida eterna (Jo 6,68). São palavras que devemos repetir, do fundo do coração:
T.  Sim, Jesus, só tu tens as palavras da vida eterna! Tu vieste nos trazer a Palavra do Pai. Mostraste para nós o caminho da vida eterna! Tuas Palavras são as únicas que devem influenciar nossa vida.
 D. Jesus, intercede junto ao Pai misericordioso o perdão, pois muitas vezes esquecemos de tua Palavra e passamos dias sem buscá-la. Conosco, agradece ao nosso Pai por nos deixar a Palavra de Fé para nossa vida.
T. Perdão, Senhor, pelas vezes em que deixei de te procurar, por meio de tua Palavra. E tu terias me acolhido, me consolado, me mostrado o caminho que eu deveria seguir... Perdão, Senhor Jesus!
D. Muitas vezes, procuramos consolo em coisas materiais, que apenas nos dão a ilusão de conforto e felicidade. Esquecemos que Deus e tu, Jesus, estão perto de nós e nos enviam o Espírito Santo, quando assim invocamos. Esquecemos que apenas pela Palavra do Pai e por teu Corpo e Sangue, Jesus, encontramos paz, consolo, felicidade e a certeza da vida eterna.
T. Nós te agradecemos, Jesus, porque tu nos alimentas com teu Corpo e Sangue.  Agradecemos porque nos consolas por meio de teu Evangelho, Palavra da verdadeira Sabedoria.
D. Em nossa vida humana, duas coisas são extremamente necessárias para sermos felizes e vivermos em paz: alimento e luz.
T. Por isso, Jesus, tu nos deste o teu Corpo e teu Sangue, que nos dá sustento espiritual e corporal; e nos dás tua Palavra, luz que ilumina nosso caminho.
D. Senhor Jesus, não poderíamos viver sem a Palavra de Deus, nem sem o Pão da vida!
T. Jesus, conduz-nos cada vez mais por meio de tua Palavra!  Que a procuremos em todos os momentos de nossa vida: na alegria, na tristeza, no júbilo, nas dificuldades!
D. Ensina-nos, Jesus, a sabermos ler a Bíblia.  Precisamos nos conscientizar que a Bíblia deve ser lida por meio da leitura orante; para isso, são necessárias algumas atitudes:
 - 1a): relaxar fisicamente, procurando concentrar apenas no que vou fazer, ou seja, ler, meditar a Palavra de Deus; deixar de lado o corre-corre, o telefone, as preocupações...
- 2a) fazer uma invocação ao Espírito Santo, para que cada palavra, cada vírgula, cada pensamento penetrem profundamente no coração. 
- 3a) ler com calma o texto da Bíblia, procurando imaginar o lugar onde ocorre o texto, quem o escreveu, para quem, as pessoas envolvidas, suas reações, a mensagem do texto.
- 4a) trazer a Palavra para minha vida pessoal, colocando-me diante do Pai: o que Ele quer me dizer, a mim, pessoalmente, por meio dessa leitura orante?  Quando assim medito, tiro uma mensagem pessoal para o dia.
- 5a) escolher uma frase para memorizar e pensar nela o dia todo.
T. Assim, Jesus, estaremos muito unidos a ti, quase como quando estamos aqui, diante de tua Presença Eucarística.
D. Para começarmos desde já a leitura orante, vamos escutar o Evangelho de hoje, segundo São Lucas (5,1-11) (folha em anexo).