sexta-feira, 25 de maio de 2018

Tabor da
Confiança Vitoriosa no Pai
ADORAÇÃO a JESUS SACRAMENTADO
31 de maio de 2018 - Elaborado por Maria Rita Vianna

TODOS: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém!
D: Graças e louvores se deem a todo momento,
T. ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento! (3 vezes)
TODOS: Oferecimento da Adoração: Pai Eterno, nós te oferecemos o precioso Sangue de teu Divino Filho e esta hora de Adoração, em união com Maria, todos os anjos e santos do céu, e unidos à adoração perpétua no Santuário de Graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Aceita-a nas grandes intenções da santa Igreja, da nossa Diocese, paróquia e nas intenções particulares de cada membro da Comunidade de Oração Mariana Eucarística de Schoenstatt. Transforma-nos sempre mais em adoradores amorosos, a exemplo de Maria, a fim de que possamos ajudar, eficazmente, na busca vitoriosa de todos os homens de volta ao teu coração infinitamente misericordioso. Amém!

D. Jesus Sacramentado, nosso Mestre, Senhor e Salvador! Aqui estamos para nosso encontro tão precioso contigo! Tu nos deixaste o exemplo de oração, de encontros constantes com o Pai. Por isso, estamos aqui! Para te fazer companhia, pelo menos durante uma hora...
T. Reconhecemos a necessidade que temos de rezar!
D. E rezar, orar, não é simplesmente uma necessidade da alma, mas um convite de Deus que nos diz: ‘Quero você em minha companhia’.
T. Aqui estamos, Senhor Deus, Pai de Amor! Nós também queremos estar em Tua Companhia! Tu assim o quiseste! Por Cristo, em Cristo, tu nos recebes, porque amas a cada um de nós, tu sabes tudo o que está no coração de cada um de nós! Trazemos nossas alegrias, nossas aflições...
D. Senhor, teu Filho Jesus nos ensinou teu supremo Mandamento: amar ao próximo como a ti mesmo. Então, a oração de cada um de nós e nossa oração em comum é também pelo auxílio aos necessitados, para não ficarmos omissos diante de tantos que sofrem; pela paz nas famílias, no Brasil, no mundo todo.
T. Senhor, que nossa oração seja, muito especialmente hoje, universal! Que nossa oração possa chegar onde não podemos ir. Que nossa oração seja realmente eficaz!
D. Quando imploramos que nossa oração seja eficaz, Jesus, queremos dizer que seja digna, que tenha o poder de chegar ao Coração do Pai, nas intenções que já apresentamos – e outras intenções, que colocaremos agora, silenciosamente, durante nossos momentos de encontro pessoal contigo. Lembremos, também, de AGRADECER tudo o que o bom Pai nos concede...

Momentos para adoração pessoal silenciosa

Canto: Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás; contigo pelo caminho, Santa Maria vai! Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem! Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem!

D. Hoje, última Adoração do mês de maio, mês dedicado à Mãe de Deus, da Igreja, de todos nós! Permita-nos, Jesus, meditarmos os últimos versículos do Magnificat:
T. “Acolhe Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência para sempre”.
D. Desde o início história do mundo, Deus se revelou cumpridor de Suas promessas. Apesar de nossas fraquezas e infidelidades, Ele nunca nos abandona...
T. Mesmo quando quebramos nossa parte na Aliança, Deus é fiel eternamente!
D. No Magnificat, Maria canta a fidelidade divina. Os seres humanos, por sua infidelidade, tentam apagar a imagem de Deus... Mas o Pai permanece ‘lembrado de sua misericórdia’ e, com segurança, continua a guiar o Seu povo, ‘como outrora prometera a Abraão, a nossos pais’. 
T. “Nenhuma só palavra que o Senhor prometeu cumprir ficou sem ser cumprida. Tudo foi cumprido” (Josué 21,43).
D. Sim, Jesus! Por ti, Deus cumpre Suas promessas! E eu? O que entendo por fidelidade? Esforço-me para ser fiel no cumprimento nos meus deveres como cristãos, na família, no trabalho, na paróquia, na sociedade? Se já selei a Aliança de Amor, me lembro de cumprir as Promessas e Exigências nela incluídas? Vamos meditar, mais alguns momentos...

Momentos para adoração pessoal silenciosa

Canto:  Mesmo que digam os homens, tu nada podes mudar; luta por um mundo novo, de esperança e paz. Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem! Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem! (2x)

D. Meditando ainda: ‘lembrando-se de sua misericórdia’.  O Deus onipotente fez duas criaturas no princípio do mundo: o anjo no céu, e o homem na terra. Ambos foram ingratos, revoltaram-se contra o seu Criador: o anjo pela soberba, o homem, pela desobediência ao mandamento de seu Deus. O pecado de soberba do anjo provocou sua expulsão do paraíso – foi lançado ao inferno. O homem também foi expulso do paraíso, como lemos no Livro do Gênesis (3, 17/19): 
T. “Ao homem ele disse: ‘Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste da árvore, de cujo fruto te proibi de comer, amaldiçoado será o solo por sua causa. (...) Comerás o pão com o suor do teu rosto, até voltares ao solo, do qual foste tirado”. 
D. Quantas vezes nós também, Senhor, nos afastamos de ti... “A nossa verdadeira pobreza consiste no afastamento de Deus, em resultado do pecado”.
T. “O que Deus quer é ter-nos eternamente perto de Si, oferecer-nos a comunhão com Ele e acolher-nos junto a Ele. Por isso, a misericórdia divina significa a verdadeira felicidade e a realização do ser humano”.
D. Sim, a misericórdia do Pai é para sempre! Vendo que o homem caíra no pecado pela tentação e sedução de satanás, Deus teve compaixão do homem; decidiu tirá-lo do estado miserável a que ficou reduzido. Deus comprometeu-se com o ser humano, te mandando ao mundo, Jesus, para selar, por nós, a Nova e Eterna Aliança!
T. Tu és, Jesus, a realização da promessa! A Virgem Maria assim cantou, confirmando a salvação esperada!
D. Assim, Maria cantou o ‘sim’ de Deus ao ser humano, porque a Misericórdia Divina chega a todos os filhos e filhas do Pai, reúne e conduz a Santa Igreja, da qual todos somos parte.  Por isso, o Canto de Maria nos mostra que a Misericórdia é a única mensagem verdadeiramente boa, consoladora, animadora; é mensagem cheia de esperança: na Misericórdia Divina, podemos confiar e apoiar, tanto durante a vida, quanto na certeza da vida eterna junto ao trono celeste.
T. A misericórdia do Pai é refúgio, esperança, confiança e consolo!
D. A revelação da misericórdia divina cumpre-se concretamente em ti, Cristo Jesus! Em ti, Deus nos escolheu desde toda a eternidade...
T. Que consolo, Senhor, saber que tu és o Trono da Graça, a Misericórdia que Maria cantou. Tu és o Trono do qual podemos nos aproximar com toda a confiança, a fim de suplicar a compaixão e a graça! Pedir a conversão de nosso coração, implorar tua intercessão junto ao Pai. Tu estás diante de nós como símbolo do Amor de Deus por todos Seus filhos e filhas!
D. Maria cantou o mais magnífico canto, o Magnificat, porque todos os atos da Virgem eram orientados para Deus; tudo o que fazia era por ti, Jesus, mesmo quando ainda estavas em seu ventre virginal. O Canto do Magnificat nos leva a pensar: Deus é realmente a causa de todos os meus atos? Como Maria, sinto-me acolhido por Deus, lembrando-me, constantemente, de sua misericórdia? São perguntas que podem nos acompanhar durante estes últimos dias de maio.  Agora, contigo, Jesus, neste final de maio, coroamos Maria como Rainha do céu e da terra! Como Rainha do coração de cada um de nós, rezando parte da oração de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, quando da coroação da Mãe Três Vezes Admirável no Santuário de Santa Maria:  
T. “Alegramo-nos com a coroação de hoje. Com ela, também a Mãe de Deus se alegra. Em tua mão, Rainha, colocamos o cetro e, em tua fronte, a coroa. Com isso, queremos exprimir: somos pequenos instrumentos em tuas mãos. Em Jesus, com Deus Trino, tu és a Mestra da Obra de Schoenstatt. Tens a tarefa de conduzir vitoriosamente nossa Família e cada filho individualmente, através de todas as dificuldades do tempo, à pátria eterna. (...) Agora, o imperativo é: tomar a sério a coroação”, vivendo a filialidade heroica, a confiança vitoriosa, melhores meios para superar as aflições, sejam elas quais forem! Te coroamos, Mãe! Te coroamos como nossa Rainha! Empunha tua coroa, que espiritualmente te entregamos! Reina, vence e triunfa! Em nosso coração, em nossa família, na Família de Schoenstatt, na Igreja, no mundo inteiro! Assim seja!
D. Paremos mais alguns instantes para cada um de nós entregar ‘sua coroa’ espiritual, formada pelas ‘flores espirituais’ que conquistamos para a Rainha de Maio!
Momentos para adoração pessoal silenciosa

D. Rezemos agora o terço, pedindo especialmente: pela paz no mundo, no Brasil, nas famílias; pela conversão dos pecadores; pelo Papa Francisco e toda Igreja; por novas vocações para a Igreja; pelos doentes; pelos processos de canonização do Pe. José Kentenich, Ir. Emilie, João Pozzobon; pelas pessoas que nos pediram oração; por nossas intenções pessoais. 

APÓS O TERÇO:

- Para ganharmos as indulgências de nossa Adoração, rezemos, nas intenções do Santo Padre, Papa Francisco: um Pai Nosso, uma Ave-Maria, um Glória...
- De forma muito especial hoje, renovamos nossa Aliança de Amor, pela pequena oração da Consagração; ó minha Senhora... Confio...
- ORAÇÃO DE DESPEDIDA: Querido Jesus, te agradecemos por esta hora tão preciosa junto contigo! É bênção podermos sentir tua presença entre nós! Ajuda-nos, Senhor, a sairmos daqui fortificados para levar-te a todas as pessoas que nos cercam, principalmente aquelas que precisam ter mais confiança, mais fé para realmente acreditar que tu vieste nos mostrar Deus... o Deus que é Pai, o Deus que é bom e bom é tudo o que Ele faz (Pe. Kentenich)

- Graças e louvores....

Que possamos estar novamente aqui, na próxima semana, adorando a Jesus!