quarta-feira, 4 de maio de 2016

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA, 
NOSSA MÃE!

Iniciamos o belo mês de Maria, mês das Mães, mês das flores! Um mês inteirinho dedicado a Nossa Senhora, nossa querida Mãe!

Intenções do Papa Francisco para o mês de MAIO:

⇒ UNIVERSAL
Respeito pelas MulheresPara que, em todos os países do mundo, as mulheres sejam honradas e respeitadas, e seja valorizado o seu imprescindível contributo social.

⇒ PELA EVANGELIZAÇÃO
O RosárioPara que se difunda nas famílias, comunidades e grupos a prática de rezar o santo Rosário pela evangelização e pela paz.

 


Estamos às vésperas da Novena de Pentecostes, queremos nos preparar para esta grande solenidade!

Maria, símbolo do Espírito Santo

Um olhar mariano à terceira pessoas da Santíssima Trindade.
capa
Pe. Nicolás Schwizer – Os Atos dos Apóstolos nos contam que São Paulo encontrou em Atenas um altar onde estava gravada a seguinte inscrição: “Ao Deus desconhecido”. Esse título parece valer de modo especial para o Espírito Santo que é para muitos cristãos o Deus desconhecido.
Quem é o Espírito Santo? É a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é o laço vivo de amor que une o Pai com o Filho: é amor tão infinitamente profundo e perfeito, que constitui uma nova Pessoa, igual a eles. O Espírito Santo é o mais íntimo de Deus, a personificação de seu amor, de sua vida, de sua força. É como a alma comum do Pai e do Filho. É como o coração do Deus Trino.
Porque é então tão desconhecido? Em primeiro lugar porque para descobrir sua presença e sua ação se necessita uma aproximação muito íntima e pessoal com Deus. Porque Ele se faz presente e atua de uma forma discreta e oculta – difícil de perceber por olhos não acostumados.
Também influencia o fato de não podermos representá-lo por uma figura adequada. Pois os símbolos com que ele aparece na Bíblia – a pomba, o vento e o fogo – nos escondem a sua riqueza como pessoa. Deus Pai também é invisível, mas a palavra “pai” já se aproxima muito de nossa experiência humana. Mas, imaginar um “espírito” torna-se muito mais difícil.
Entretanto, Deus nos presenteou para alguém em quem podemos quase palpar, de modo visível e sensível, a presença e a ação do Espírito Santo: é a Santíssima Mãe de Deus. Ela é este símbolo mais significativo, o mais pessoal, mais apropriado e mais belo do Espírito Santo. Por quê?
Porque o Espírito Santo é o amor feito pessoa, a entrega personificada, e Maria é o amor, a entrega em pessoa.
Maria é, de fato, a mulher três vezes plena do Espírito de Deus:
 1. No momento de sua concepção imaculada, quando Ele a escolheu como templo predileto e a encheu de sua graça, evitando que a menor mancha de pecado a tocasse.
2. No momento da Anunciação, quando “a cobriu com sua sombra”, para fazê-la fecunda e fazer dela a Mãe de Cristo.
3. E no momento de Pentecostes, quando Ele escuta sua oração e, descendo sobre Ela e os apóstolos, torna-a Mãe da Igreja que nesse mesmo instante nasce de sua força vivificadora.
Mas, Maria nos conduz ao Espírito Santo não só por meio de seu ser, porém, também por sua missão. Porque a missão dela e a do Espírito vão na mesma linha.
Maria é nossa Mãe-Educadora. E o Espírito Santo é o grande educador e santificador de cada cristão. Com suas graças e dons divinos vai nos amadurecendo e transformando, ao longo de toda nossa vida, em homens novos, reflexos de Cristo.
Maria, como autêntica Mãe, anima e alenta aos seus em cada momento. E o Espírito Santo é o grande vivificador que renova e inspira permanentemente aos homens e as comunidades.
Como boa Mãe, Maria tem também a missão de unir e reunir sua Família ao seu redor. E o Espírito Divino é o grande unificador, o vínculo de unidade da Igreja e das comunidades cristãs.
Maria, obra do Espírito Santo. Ela, durante toda sua vida terrena, está totalmente sob a influência e a condução do Espírito Divino. Por isso podemos admirar em Maria todas as virtudes e valores cristãos, que nosso grande Educador quer nos transmitir e gravar em nós. Ela é o ensinamento intuitivo que Deus nos presenteia, para nos entregar com confiança nas mãos criadoras do Espírito Santo.
 Perguntas para a reflexão
1. O que Maria representa  para mim?
2. Sou uma pessoa que une os demais?
3. Educo-me em minha família, no trabalho…?
Se desejar escrever, comentar o texto ou dar seu testemunho, escreva para: pn.reflexiones@gmail.com